Páginas

segunda-feira, 22 de março de 2010

Encontros Brasileiro de Educação e Marxismo

Os Encontros Brasileiros de Educação e Marxismo têm se constituído, nos últimos anos, como um importante espaço de debate acadêmico/político no Brasil para pensar a educação articulada às lutas sociais. Configura-se como estratégia de aglutinação e de ação dos marxistas vinculados à educação, entendendo que a perspectiva marxista constitui-se como teoria e prática capazes de desvendar as contradições da ordem do capital e apontar para a constituição da sociedade comunista. O marxismo é fundamental para construir alternativas conjunturais que potencializem a ação das classes trabalhadoras no enfrentamento cotidiano das práticas que buscam aniquilar o seu protagonismo histórico.

Neste sentido, reafirma o marxismo como a teoria que permite avançar na compreensão da realidade, e não apenas como instrumento de análise, mas, também, como prática de intervenção que busca a criação de uma nova forma de sociabilidade capaz de promover o pleno desenvolvimento de homens e mulheres, ao invés de produzi-los como meros escravos das necessidades de sobrevivência e daquelas criadas pelo consumismo. Recusamos, portanto, uma concepção de educação como adestramento para o mercado de trabalho, gerador e perpetuador das contradições sociais.

Nesta perspectiva, enfatizamos alguns princípios norteadores para o EBEM:
• As atividades do EBEM devem primar pela coerência teórica, metodológica, filosófica, política e prática do marxismo;
• A organização do EBEM, na unidade acadêmico/político, deve ter como prioridade o estabelecimento de relações com o movimento sindical, movimentos sociais e partidos políticos marxistas, que se expressem em atividades durante o Encontro, garantindo o espaço de diálogo entre os segmentos sociais e da academia presentes no EBEM.

O público que se busca atingir com o EBEM constitui-se de professores e demais profissionais da educação; estudantes de graduação e pós-graduação; pesquisadores da área de educação na perspectiva marxista; educadores e militantes de movimentos de lutas sociais (sindicatos, partidos etc.).

Maiores informações: http://www.arquivoebem.xpg.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário