A elaboração de um trabalho científico é um processo que percorre as seguintes fases:
1 - Escolha do assunto (no nosso caso o assunto já foi escolhido – valor da força de trabalho e jornada de trabalhao, referenciados nas afirmações de Karl Marx);
2 Pesquisa bibliográfica: Uso de bibliotecas, de centros de documentação, consulta a professores, consulta a internet e reflexão sobre os comentários feitos em sala de aula;
3 Documentação crítica: trata-se da leitura e fichamento dos textos escolhidos a partir do seguinte roteiro de leitura:
A) Verifique quem é o autor? (identifique dados bibliográficos, personalidade, ambiente, se possível);
B) Identifique os objetivos de cada texto e veja as convergências e divergências entre eles
C) Perceba a argumentação apresentada pelos autores e faça as devidas comparações. Para construir o texto o autor lança mão de vários recursos. Ele pesquisa, compara, usa um determinado tipo de linguagem, ilustra, enfim, em toda obra é possível perceber o procedimento metodológico utilizado pelo autor. Assim sendo, você deverá descrever quais os procedimentos metodológicos utilizados pelos autores para elaborar seus respectivos textos.
D) Registre as principais idéias de cada texto. Não basta citar os títulos das seções, deve sintetizar o conteúdo das idéias e categorias apresentadas. Contudo, a atividade não consiste em copiar todo o texto ou maior parte dele. Você deverá destacar as principais idéias e informações, preferencialmente, com suas próprias palavras, utilizando citações (devidamente colocadas), se for sua opção
4) Construção/ Redação: consiste na elaboração do trabalho propriamente dito, deve constar das seguintes partes: introdução, desenvolvimento e conclusão:
INTRODUÇÃO:
é a primeira aparecer no trabalho, mas a última a ser redigida. Deve conter os seguintes tópicos:
1. Expor as razões que levaram você escrever (objetivo do seu texto);
2. Referir-se ao quadro teórico em que se fundamenta o trabalho;
3. Apresentar o “estado da questão” ou formulação do problema e da hipótese;
4. Orientar o leitor sobre o assunto a ser abordado e como esse assunto vai ser trabalhado (metodologia que você utilizou).
DESENVOLVIMENTO:
para redigir o desenvolvimento é preciso atentar para a lógica da exposição e para as características de todo o trabalho científico escrito: objetividade, clareza, simplicidade.
O desenvolvimento é parte do texto onde você expõe suas idéias. Aqui você deve responder a problemática que guia o seu texto ( no caso deste trabalho, a forma de abordagem da história do pensamento econômico), visando alcançar os objetivos elencados. Para tanto, você deve organizar o texto em partes e itens, mantendo seqüência e coesão na exposição.
Um trabalho científico não consiste em copiar e sim sistematizar as várias visões observadas nos textos de história do pensamento econômico, passo que você deve ter elaborado na fase da documentação crítica.
O método mais usual para confecção do desenvolvimento é o seguinte: exposição do estado da questão (como os textos enfocam a história do pensamento econômico), apresentação das convergências e divergências, para em seguida fazer seus comentários apresentando sua concordância ou não e a respectiva justificativa.
CONCLUSÃO (CONSIDERAÇÕES PESSOAIS):
Aqui, é chegada a hora de você dizer o que pensa sobre a temática do trabalho (a forma de abordagem da história do pensamento econômico). Qual a sua posição sobre os caminhos utilizados pelos autores.
Não basta registrar que o texto é interessante e contribuiu muito para o seu aprendizado. Você tem que registrar o porque ele é ou não interessante e de que forma os textos contribuíram para sua formação.
Os trabalhos deverão ser apresentados no seguinte formato:
Editor de texto
Word do Office 97 ou posterior.
Configuração das páginas
Tamanho do papel: A4 ( 29,7 x 21 cm )
Margens: superior 3 cm
Margens: inferior 2 cm
Margens: esquerda 3 cm
Margens: direita 2 cm
Fonte do texto: Times New Roman, corpo 12
Espaçamentos:1,5 (entre linhas).
Número de páginas: Mínimo de 09 (nove), máximo de 16 (dezesseis), incluindo ilustrações, bibliografia.
CAPA CONTRA-CAPA
segunda-feira, 10 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário